sexta-feira, 22 de julho de 2011

MERCO-TÚNEL – A integração do Mercosul vai para o Buraco



Obras iniciadas em Foz do Iguaçu devem estar prontas para 2014, promete ex-ministro dos transportes



Enquanto a população de Foz do Iguaçu está perdendo tempo discutindo dados técnicos sobre a posição de uma possível segunda ponte entre Brasil e Paraguai, as obras que prometem levar a integração do Mercosul para o buraco já começaram.
Merco-Túnel, obra inspirada na versão européia que liga Inglaterra e França sob o canal da mancha, será um túnel triangular passando por debaixo dos Rios Paraná e Iguaçu, ligando Brasil, Paraguai e Argentina.
“Será uma referência de túnel para todo mundo. Imagine o turista chegando aqui e encontrando um túnel melhor do que o europeu. É brincadeira, viu.” Explica o prefeito da cidade, Paulo Mac Donald.
“Foz do Iguaçu deve mesmo ir para o buraco até 2014. O Deputado Federal da região, que é do meu partido, trabalhou muito para que isso acontecesse. Os políticos locais também foram essenciais para fazer a cidade entrar pelo cano.” Garante o ex-ministro dos transportes Alfredo Nascimento.

Obra promete resolver vários antigos problemas da fronteira.

“Não teremos mais problemas com mercadorias atiradas da ponte, as mercadorias atiradas de dentro do túnel permanecem no túnel, é uma questão de leis da física. Outro problema é o fluxo de contrabando, os iguaçuenses vão ter que aprender a contrabandear menos, para não entupir o túnel.” Garante Rafael Rodriguez Dolzan, Delegado da Receita Federal na cidade.

Em Puerto Iguazu na Argentina, a queixa é pelo atraso no início das obras. O empresário Salamin Mallicon, representante dos comerciantes locais explica que visitou  Foz do Iguaçu e ficou impressionado com o número de buracos. “São belos buracos, largos, localizados em diversas avenidas, será uma grande obra realmente” diz Mallicon.

Um comentário:

  1. No passado, quando se cortava a madeira, elas eram colocadas em canaletas e caiam no rio e o rio se incumbia de levar a madeira ao seu destino, a muamba podia ser igual... jogava a muamba em uma canaleta no paraguai, caia no paranazão e descia rio abaixo em um entreposto comercial que poderíamos denominar porto de mercomuamba...

    ResponderExcluir